HISTÓRIA.

Massagem Tailandesa, conhecida também como Nuad Bo-Rarn, que signifca Massagem Ancestral Tailandesa, teve grandes influências da Índia, na Medicina Ayurvédica. Essa técnica, criada por Dr Jivaka Kumar Baccha chegou da Índia à Tailandia em meados do século II a III A.C com a chegada do Budismo à Tailandia.

A história conta que o Dr.Jivaka Kumar Baccha, mais conhecido como Dr. Shivago, foi um médico Ayurvédico conhecido na Índia. Considerado fundador da medicina tradicional tailandesa, registros antigos relatam que ele tratou e curou a saúde de Buda durante seu período que buscava a iluminação. Hoje, ele é considerado um homem santo pelos tailandeses.  

  

No Ocidente, Nuad Bo-Rarn é conhecida por diversos nomes como “Thai  Massagem”, “Thai Yoga Massagem”, “Massagem Tailandesa”.  Independente  da nomenclatura, Nuad Bo-Rarn que existe a mais de 2.500 anos na Tailandia é considerada uma terapia corporal que em sua história teve grandes influências vinda da Índia. Felizmente, apesar de seu conhecimento ser  disseminado oralmente, sua história e origem quase se perderam com o  tempo.

 

Ao longo dos séculos, as massagens tailandesas foram realizadas por monges, como parte da medicina tailandesa. Essa técnicas que se baseiam em alongamentos do yoga, e na pressão de músculos e pontos de energia, atualmente, é provavelmente a mais utilizada mundialmente. Considerado uma das mais famosas e antigas técnicas existentes.

 

Esta técnica se trata sim de uma massagem sem qualquer conotação sexual, não utiliza óleos ou cremes, é feita no solo com auxilio de colchonete e sobre a roupa do cliente. É de extrema importancia que o o paciente esteja usando roupas largas e confortáveis.

 

Massagem Tailandesa é aplicada num ritmo lento, em sincronia entre paciente e profissional e se assemelha ao do Tai Chi. Esta técnica permite a aplicação de uma massagem profunda, com objetivo de fazer com que os efeitos da massagem atinjam os tecidos mais profundos. Tem como uma das habilidades alongar e massagear os músculos, conhecida também como "yoga passivo", combina torções, pressão e inúmeros exercícios que visam desbloquear a energia estagnada.

 

Massagem Tailandesa provoca a imersão do paciente no mais profundo relaxamento físico e mental. Algumas das técnicas utilizam as mãos, dedos, pés, cotovelos e joelhos, com foco na melhora da saúde do paciente e potencializar os benefícios que a mesma proporciona.

Indicação:

A Massagem Tailandesa para idosos:

A Massagem Tailandesa tem como papel fundamental em aumentar a flexibilidade do corpo que, com o passar dos anos, tende a perder a mobilidade e aumentar gradativamente as dores crônicas. Os tecidos musculares começam a perder sua elasticidade, e com um tratamento adequado, o paciente uma melhora de sua mobilidade e atenuar dores crônicas.

A Massagem Tailandesa para deficientes físicos:

Qualquer portador de deficiencia física precisa de adaptações. A Massagem Tailandesa pode ser adaptada para as necessidades de cada pessoa, pois é uma técnica que se adequa a qualquer biotipo de pessoa.

A Massagem Tailandesa nos esportes:

Como todos sabem, praticar esporte tem muitos benefícios como melhorar o sistema cardiovascular e condicionamento físico, diminui o estresse, melhora o humor e também previne inúmeros problemas.

Para todos os praticantes de esportes, desde profissionais ou aqueles que praticam apenas como lazer, a Massagem Tailandesa é recomendada. Tanto para prevenção de qualquer lesão futura, como para tratamento de alguma que já tenha se iniciado. A Massagem Tailandesa contribui não somente com o aumento do desempenho esportivo mas também com o tratamento e prevenção de lesões futuras.

Sabemos que nem todos os atletas tem orientações de profissionais adequados para a pratica de esportes, com isso, a insidencia de lesões neste grupo não é baixo. Neste caso, a Massagem Tailandesa sempre será positiva para ambos os grupos.

Benefícios da massagem tailandesa:

Na atualidade, nós vivemos em um mundo muito corrido, de muito trabalho e estresse. A Massagem Tailandesa combina diversas técnicas manuais, trazendo os benefícios de tratamentos existentes em uma única terapia. Além de benefícios para o organismo, age também diretamente no sistema nervoso central, promovendo um profundo estado de relaxamento e bem estar. Com o objetivo de melhorar seu humor, sua saúde e sem falar que você estará evitando uma série de doenças. 

 

A Massagem Tailandesa oferece inúmeros benefícios para o corpo e para a mente do paciente, tais quais:

- Diminuição das dores crônicas;

- Prevenção de doenças;

- Aumento a flexibilidade;

- Prevenção contra reumatismo;

- Melhora da postura corporal;

- Aumento a mobilidade articular;

- Remoção das toxinas dos tecidos;

- Prevenção de lesões, distensões, tendinites e luxações;

- Equilibrio da simetria (músculoesquelética) do corpo;

- Aumento da profundidade da respiração e redução da ansiedade;

- Alivio do cansaço físico e mental e diminuição da tensão do dia-a-dia;

- Promover o bem-estar e melhora da qualidade de vida do paciente;

- Estimular a circulação sanguínea e o reequilibrio o fluxo de energia;

- Aumentar a circulação linfática e estabilizar os batimentos cardíacos;

- Reduzir o estresse, o estado depressivo, a insônia, a falta de concentração e memória.